Como a água interfere na nossa imunidade? 

Manter o nível de água adequado nos dias frios é mais difícil do que no verão, não é mesmo? Mas em tempos de coronavírus essa atitude pode acabar custando caro para a nossa saúde!  

Você sabe como a água afeta o nosso sistema imunológico?  

Deixa que a gente conta pra você! 

agua-boa-para-imunidade

Imagine que as células do nosso corpo são “soldados” prontos para atacar os invasores. 

Uma das principais armas desses soldados é a águaLogo, se a quantidade de água diminui, nossos soldados ficam enfraquecidos, e podem deixar que mais invasores tomem conta do nosso corpo.  

E isso, claro, afeta diretamente a nossa saúde, pois coloca em desequilíbrio algo que era para funcionar naturalmente.  

Esse processo é chamado de hidratação celular, que tem justamente a função de manter as nossas células hidratadas para que elas não murchem e morram. 

Além disso, é importante lembrar da Imunoglobina A (IgA), responsável pelos anticorpos da defesa imunológica: quando não bebemos água o suficiente, a produção de saliva, lágrimas e mucosas reduz, diminuindo a atuação da IgA, e isso reduz também a capacidade do corpo em combater os microorganismos invasores.  

Por isso é importante sempre manter o nível adequado de água no corpo: 35 ml para kg de peso corporal. Ou seja: Se você tem 60 kg, precisa consumir 2.100l de água por dia. 

Dicas para manter e monitorar se o seu corpo está hidratado: 

  • Encha uma ou várias garrafas com a quantidade de água que você precisa beber por dia; 
  • Tome pequenos goles de água ao longo do dia; 
  • Você pode complementar o consumo de água com sucos e chás, mas não substitua! A água pura é importante para uma melhor absorção do corpo. 
  • Cuidado com banhos muito quentes: ele resseca a pele e exige mais esforço para mantê-la hidratada. 
  • De olho no xixi: se ele estiver clarinho, é um bom indicativo de que seu corpo está hidratado! 

 

Cuidados com a Água 

Apesar de a água passar por um tratamento antes de chegar em nossas casas, ela percorre um longo caminho pelas tubulações e pode acabar se contaminando com alguns sedimentos. Saiba mais sobre esse assunto neste material. 

Aqui na Hidrofiltros temos diversos modelos de filtros e purificadores para deixar a sua saúde em dia, disponíveis em lojas físicas e online com entregas em todo o Brasil. 

 

 

Mais postagens que você pode achar interessante