Água boa para cozinhar? Entenda porque a água filtrada é importante na preparação de alimentos

Se preocupar com a qualidade dos alimentos consumidos é algo que tem se tornado cada vez mais frequente na rotina dos brasileiros. Mas você sabia que a qualidade da água utilizada no preparo também interfere no resultado final?

No Brasil, o Ministério da Saúde garante que a água das torneiras nas casas dos brasileiros seja potável, o que é feito através das Estações de Tratamento. Entretanto, o descarte incorreto de resíduos feito pelas indústrias e a situação do encanamento podem contaminar a água com metais pesados, vírus e bactérias. Confira aqui o caminho percorrido pela água até chegar na sua casa.  

Mas como essa água afeta a preparação de alimentos?

As impurezas encontradas na água não filtrada podem ser absorvidas pelo alimento e, consequentemente, levadas para o nosso organismo. Além disso, ela pode interferir no sabor e nas cores da refeição. O macarrão é um exemplo de alimento que tem o seu sabor afetado pela qualidade da água. Já nos pães, substâncias impróprias podem atrapalhar o processo de fermentação.  Em relação às bebidas, ao não utilizar água filtrada no preparo de chás, sucos e cafés, também estamos nos expondo aos riscos de contaminação. 

Ferver a água funciona? 

A eliminação de vírus e bactérias por meio da fervura realmente pode eliminar alguns microrganismos, porém não remove o cloro e outros possíveis contaminantes químicos. Por isso, para garantir a melhor qualidade possível de água, é recomendado que ela seja filtrada. Além disso, a água não filtrada pode também causar dano aos utensílios. Confira mais sobre isso aqui. 

Soluções Hidrofiltros
Aqui na Hidrofiltros temos diversas soluções para uma água pura. Confira a que mais combina com você.

Mais postagens que você pode achar interessante