Você sabe o que são os contaminantes emergentes? Um texto de alerta nesse Dia da Água. 

Nesse Dia Mundial da Água, utilizamos nossos canais de comunicação para fazer um alerta: tem sido crescente o número de casos em que são encontradas substâncias nocivas à saúde em águas submetidas ao tratamento por concessionárias.  

Os dados divulgados pelo Mapa da Água no último dia 07/03 escancara ainda mais um problema que vem se agravando ao longo dos anos: a contaminação da água com substâncias químicas, os quais dão origem aos chamados contaminantes emergentes. 

Um problema antigo… 

Esses dados levantam uma questão antiga, de contaminação dos nossos rios e mananciais, decorrentes do descarte de resíduos químicos feitos por diversos agentes – e dessa vez as indústrias não são “as vilãs” sozinhas! Também nós, moradores, carregamos conosco, em nossos hábitos de consumo, resíduos que retornam ao meio ambiente, como o uso de anticoncepcionais e protetores solar, por exemplo. 

A longo prazo, os resíduos decorrentes do uso desses medicamentos e produtos são descartados por meio do banho, urina e fezes, transportados ao esgoto e, por consequência, indo parar nas Estações de Tratamento.  

Confira mais sobre o caminho que a água percorre neste post. 

Tem jeito de tratar essa água? 

De forma imediata, algumas soluções vêm sendo estudadas para minimizar o problema. O uso de Carvão Ativado, Processo Oxidativo Avançado (POA) e uso de Membranas, por exemplo, vem se mostrando eficientes na redução desses contaminantes em Estações de Tratamento de água, de acordo com este estudo.  

A longo prazo, mudanças nos nossos hábitos cotidianos e nos processos de fabricação de produtos se mostram como a maneira mais segura de protegermos a nossa saúde e a saúde do meio ambiente.  

Conheça as soluções Hidrofiltros para a indústria e para a sua casa. Temos refis e purificadores feitos com carvão ativado. 

 

Fontes: 

https://reporterbrasil.org.br/2022/03/exclusivo-agua-da-torneira-foi-contaminada-com-produtos-quimicos-e-radioativos-em-763-cidades/ 

https://www.ecodebate.com.br/2019/07/25/contaminantes-emergentes-dificeis-de-remover-nas-estacoes-de-tratamento-de-agua-farmacos-cosmeticos-e-outros-compostos-contaminam-recursos-hidricos/ 

https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2019/TRABALHO_EV126_MD1_SA6_ID766_01082019192627.pdf 

https://www.scielo.br/j/rmat/a/jnxCg96JVNK9dy7pfTzschh/?lang=pt 

https://www.aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/77-o-que-sao-os-contaminantes-emergentes-ce 

https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2019/TRABALHO_EV126_MD1_SA6_ID766_01082019192627.pdf 

https://mapadaagua.reporterbrasil.org.br/ 

Mais postagens que você pode achar interessante