Água contaminada? Evite correr esse risco

Você sabia que água contaminada é a causa de 60% das internações de crianças em hospitais no Brasil?
Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo convivem com o perigo de contrair alguma doença por conta da água contaminada, um verdadeiro risco para a saúde. Além disso, a gravidade do assunto vem aumentando, já que a água contaminada é um problema crescente em vários lugares do mundo e está aumentando em cerca de 50% nos últimos anos, sendo uma grande causa de doenças que geram mortalidade em diferentes países.
São muitas vidas perdidas por conta da falta do tratamento adequado da água e, por isso, é muito importante entender sobre os cuidados com a água e descobrir a melhor maneira de prevenção. Neste texto, você vai conhecer algumas das principais doenças causadas pelo baixo cuidado com a água e descobrir uma forma de escapar dos riscos de beber água de baixa qualidade.
- Cólera
A cólera é uma doença que causa infecção no intestino e tem como causa uma bactéria que é encontrada na água de baixa qualidade, que muitas pessoas podem estar bebendo todos os dias.
Sintomas: vômitos e diarreia intensa, que levam a uma grave desidratação.
Tratamento: o tratamento é realizado por meio de antibióticos.
- Febre Tifoide
Outra doença causada por uma bactéria, a Salmonella typhi. O risco de encontrar a bactéria na água contaminada é alto, tanto que a febre tifoide ocorre em mais de 150 mil pessoas no Brasil, segundo dados do Hospital Albert Einstein.
Sintomas: febre alta, vômito, dor de barriga, prisão de ventre, diarreia, dor de cabeça, perda de apetite ou de peso e manchas vermelhas na pele.
Tratamento: a doença pode ser evitada com vacina, mas, em caso de contaminação, o tratamento é feito por meio de antibióticos e hidratação com acompanhamento médico.
- Hepatite A
Esta é uma doença que atinge o fígado, é contagiosa e pode ser grave. A hepatite A é transmitida através do contato com fezes contaminadas e, principalmente, com a água contaminada.
Sintomas: urina escura, fezes claras, pele amarelada, febre, calafrios, sensação de fraqueza, fadiga em excesso, náuseas e perda de apetite.
Tratamento: cada caso é específico e depende da gravidade, da evolução da doença e dos métodos do médico que está encarregado de tratar do paciente. Geralmente, são receitados remédios que controlam os sintomas.
Para evitar que essas doenças cheguem até você e sua família, é importantíssimo ter água de qualidade, limpa e livre de contaminações. E, para isso, nada melhor do que apostar na qualidade reconhecida dos filtros da Hidrofiltros!
Cuide da sua saúde e conheça a Hidrofiltros! Conheça nossa linha completa de produtos residenciais aqui.