Água não filtrada: um risco para o seu verão

Auge do verão: a temperatura está alta, o sol brilha determinado no céu e você, no meio de uma caminhada, é incapaz de pensar em outra coisa que não um mergulho no mar, um demorado banho gelado ou naquele copo de água fresca que vai tomar assim que chegar em casa. Essa não é uma cena difícil de imaginar, certo? Afinal, ela se repete todos os anos.
A nossa rotina nessa estação naturalmente gira em torno da água. Entretanto, tão comum quanto essa necessidade é o fato de que o calor facilita a proliferação de vírus e bactérias na água. Consequentemente, as pessoas ficam mais expostas a doenças e contaminações nessa parte do ano. É por este motivo que a água filtrada é tão importante no verão, não apenas a que você bebe, mas também toda a água que você entra em contato – no banho, na piscina, entre outros.
Por que a água da torneira não é própria para o consumo?
De fato, a água que chega até a nossa torneira passa por um processo de tratamento. Porém, o armazenamento impróprio e os sistemas de encanamento podem acabar a contaminando com resíduos químicos, metais pesados, vírus, bactérias e parasitas. As indústrias também representam uma ameaça à água: o descarte incorreto de resíduos como tintas, cloro e plástico PVC, por exemplo, é uma das principais fontes de contaminação de rios. Mercúrio, arsênio, chumbo e cromo são alguns dos metais que, nesse descarte, acabam contaminando a água;
Dessa forma, hepatite A, esquistossomose, leptospirose e cólera são algumas doenças as quais você fica suscetível. Para identificar uma possível contaminação, basta prestar atenção aos sintomas mais comuns. Geralmente, a pessoa contaminada sentirá febres, calafrios, perda de apetite, vômitos, diarreia e dores de barriga. Entretanto, você não deseja esperar a identificação de um sintoma para garantir a qualidade da sua água, certo? Invista em um purificador e tenha sempre água filtrada no seu lar!
E a água do chuveiro?
Assim como a água da torneira, a água do chuveiro também pode estar contaminada pelas mesmas substâncias e organismos mencionados anteriormente. Ao entrar em contato com a sua pele e o seu cabelo, por exemplo, a água não filtrada pode aumentar as chances de você desenvolver alguma doença respiratória, como asma e bronquite. O principal problema nesse caso é o cloro – não exatamente a presença da substância, mas o seu excesso.
Ao dar preferência à água filtrada, não apenas o cabelo se torna mais sedoso e saudável, como também alergias, dermatites, manchas e outros problemas causados pela ação do cloro na pele são amenizados. Irritação no nariz e nos olhos também são consequências da presença do cloro.
Com tantas possíveis ameaças à sua saúde presentes na água, não faltam motivos para você ter sempre água filtrada à disposição, certo? Esse é apenas um dos cuidados que você deve ter no verão! Para que você aproveite a estação da melhor forma possível, nós criamos o Dossiê do Verão, com tudo o que você precisa saber! Quer receber esse conteúdo? É só clicar aqui.