Livre-se da poluição dos banhos de mar

A praia lotada no verão, cheia de pessoas alegres e se divertindo com amigos ou família é um dos símbolos da estação em um país tropical como o Brasil. Entretanto, a superlotação das praias e o excessivo número de banhistas pode deixar um fator extremamente importante apenas em segundo plano: a poluição da água do mar.
Você sabe como a poluição do oceano acontece, quais os seus impactos para a saúde e como resolver isso? Neste texto, falaremos mais sobre esses assuntos: fique atento!
Como acontece a poluição das praias?
Engana-se quem imagina que apenas o verão de superlotação das praias e excessivo movimento no litoral é o causador da poluição da água do mar. Na verdade, a resposta é bem mais completa e complexa do que isso, e apresenta diversas razões, incluindo a superlotação.
- Lançamento de esgosto sem tratamento no mar, levando agentes químicos à água durante todo o ano, afetando a higiene das praias;
- O acúmulo de lixo durante todo o ano por parte do mau hábito de moradores locais, como ocorre em todas as cidades, é mais um dos causadores dos problemas de higiene das praias;
- As águas de lastros que nada mais são do que líquidos contaminados que são despejados pelos navios e chegam até a costa, prejudicando a praia;
- Novamente a poluição, mas dessa vez durante o verão, onde é maior devido à superlotação das praias, algo comum durante essa época do ano e que prejudica a água do mar.
Quais problemas são decorrentes de banhar-se em praias poluídas?
As praias com o mar poluído e a água contaminada expõem os banhistas a diversos microrganismos, como bactérias, fungos e vírus que causam muitas doenças, desde as mais simples até as mais graves, já que, entre as possibilidades, estão a febre e até mesmo a cólera.
Além disso, ter um contato mais intenso, como em um mergulho, pode causar problemas na pele, conjuntivite e até mesmo doenças nas vias respiratórias. Consequências nada agradáveis e que devem ser evitadas.
Como evitar ser atingido pelas possíveis consequências?
Especialistas em saúde recomendam que o banho seja prioridade depois da diversão no mar, para assim tirar as impurezas que a água do mar leva até nós e evitar os problemas na pele. Já em relação às demais doenças, a recomendação é manter-se sempre hidratado, portanto, bebendo bastante água.
Entretanto, como já vimos neste texto, a água fora do mar também possui seus riscos, e de nada adiantaria hidratar-se ou banhar-se com mais água contaminada, não é mesmo? E pela realidade no Brasil estar longe do ideal quando o assunto é tratamento de água, cuidados extras devem ser tomados.
Por isso, a nossa dica é investir nos filtros e purificadores da Hidrofiltros, uma marca que há 25 anos é referência e sinônimo de qualidade quando o assunto é água pura.
Além de investir em filtros e purificadores para garantir a qualidade da água que você bebe, fica o lembrete de conferir o nosso modelo de purificador para a água do seu banheiro, que garante que a água seja a mais pura e saia com a melhor qualidade. Dessa forma, você se livra das impurezas da água do mar. Descubra qual o melhor filtro para a sua necessidade com nosso infográfico exclusivo!